Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Saber mais.

Correlação entra a classificação do Euro e a classificação do Mundial seguinte

Correlação entra a classificação do Euro e a classificação do Mundial seguinte
Existe a ilusão que uma equipa que fique bem classificada ou mesmo ganhe o Euro ou o Mundial na competição seguinte irá conseguir os mesmos resultados (qualificação) e ganhar novamente a competição, o que nem sempre acontece.
por Rui Teixeira   |   comentários 0


Do Euro 2000 ao Mundial 2002

WC-stats-01-graf1

No Euro 2000 a França foi a campeã vencendo a Itália na final, seguidas de equipas igualmente fortes como Portugal e Holanda derrotadas nas meias-finais. Já a Espanha por exemplo não conseguiu uma prestação tão boa pois não passou dos quartos-de-final.

Outras grandes selecções como a Inglaterra (país que criou o futebol) ou a Alemanha não conseguiram passar além da Fase de Grupos, e era de esperar mais dessas selecções.

Chegamos ao Mundial de 2002 e a história é outra, as equipas que tinham ficado melhor classificadas no Euro de 2000 como França, Itália, Portugal e Holanda o melhor que conseguiram foi os 16 avos de final, e as equipas que ficaram pior classificadas melhoraram e chegaram as primeiras posições.

O vencedor do Mundial foi o Brasil, a Alemanha ficou em segundo lugar (coisa que no Euro 2000) não tinha passado além da fase de grupos).

Outra equipa que melhorou bastante contrariamente no Euro 2000 foi a Turquia que conseguiu atingir o 3º lugar e a República Checa o 4º lugar, equipas que no Euro 2000 não foram além dos quartos-de-final (Turquia) e fase de grupos (República Checa).

Houve equipas como a Espanha que chegaram tão longe como no Europeu de 2000 não conseguindo novamente passar além dos quartos-de-final.

Por outro lado existem outras equipas que não tinham conseguido passar além da fase de grupos no Euro de 2000 e neste Mundial de 2002 atingiram os quartos-de-final como é o caso da Inglterra.

Equipas com más prestações no Mundial de 2002, contrariamente aos bons resultados do Euro 2000: França (grande desilusão para os franceses) após ter ganho o Euro não conseguiu melhor do que a fase grupos, Portugal que chegou ao top 4 no Euro anterior não conseguiu melhor que a fase de grupos.

Do Euro 2004 ao Mundial 2006

WC-stats-01-graf2Avançando para o Euro de 2004, a Grécia vence pela 1ª vez um campeonato Europeu, e curiosamente nem tinha conseguido apuramento para a fase final do Euro 2000 nem para o Mundial 2002. Portugal conseguiu conquistar o segundo lugar, Portugal foi a equipa que no Mundial de 2002 não conseguiu mais que a fase de grupos, mas no Euro 2000 já tinha chegado às meias-finais ficando entre as 4 melhores seleções. No Euro 2004, com o extra motivacional de jogar em casa, conseguir melhorar o resultado do Euro anterior e chegou à final.

A Holanda conseguiu neste Euro 2004 chegar às meias-finais tal como tinha conseguido em 2000, isto apesar de entretanto no Mundial 2002 nem se ter conseguido apurar para a fase final.

A França que venceu o Euro de 2000 e ficou pela fase de grupos no Mundial de 2002, não passou dos quartos-de-final neste Euro 2004.

Passados dois anos chegamos ao Mundial de 2006 e novamente acontece o que tinha acontecido no Mundial 2002, as equipas europeias melhores classificadas no Mundial não ficaram nos lugares cimeiros no Euro anterior.

A vencedora desta edição do Mundial foi a Itália, recordam-se a Itália não tinha conseguido melhor do que a fase de grupos no Euro de 2004, e a França que foi a segunda classificada no Mundial 2006 não tinha conseguido passar dos quartos-de-final no Euro 2004.

A Alemanha conseguiu atingir o terceiro lugar em 2006, e no Euro 2004 tinha ficado pela fase de grupos.

Do Euro 2008 ao Mundial 2010

WC-stats-01-graf3

Avançando 2 anos chegamos ao Europeu de 2008 e a campeã foi a Espanha (equipa que no Mundial de 2006 tinha ficado pelos 16 avos de final. A Alemanha conseguiu ficar em segundo lugar no Euro 2008, vinda de um 3º lugar alcançado no Mundial de 2006.

A Turquia e a Rússia, para surpresa de muitos, conseguem chegar às meias-finais, depois de não se terem apurado sequer para a fase final do Mundial anterior.

Pela primeira vez existe o mesmo vencedor, no Euro de 2008 a Espanha foi a vencedora e passados 2 anos é novamente campeã, desta vez no Mundial de 2010.

No Mundial de 2010, o segundo lugar foi conquistado pela Holanda, uma boa melhoria de posição relativamente ao Euro 2008 onde não tinha passado dos quartos-de-final. A Alemanha que no Euro 2008 tinha ficado em segundo lugar, no Mundial 2010 conseguiu a terceira melhor posição (3º).

A Turquia que tinha conseguido presença nas meias-finais do Euro 2008, nem se conseguiu apurar para a fase final do Mundial 2010.

Do Euro 2012 ao Mundial 2014

Das análises anteriores, do histórico de classificações nestas fases finais (Europeu e Mundial seguinte), percebemos que não há evidência estatística nem um correlação que se possa retirar olhando apenas a este factor.

Convém no entanto realçar que nas últimas 3 fases finais destas grandes competições de selecções onde a Espanha participou, foi campeã! Não apoiado na classificação anterior, mas sim no histórico da equipa, prevê-se uma Espanha também candidata ao título de campeã mundial em 2014.

À excepção da Espanha ter ganho as últimas 3 competições seguidas, as restantes selecções tem estado bastante irregulares. Conclui-se que não há evidência estatística que a classificação de uma selecção no Euro influencia a classificação dessa selecção no Mundial seguinte.

Em jeito de conclusão, aqui ficam dois gráficos que que sustentam a tese de que não há relação evidente entre a boa prestação de uma selecção no Campeonato Europeu e a sua consequente boa prestação no Campeonato do Mundo dois anos depois.

Não há um padrão entre as equipas melhores classificadas no Euro (as que chegaram às meias-finais) e as equipas que chegaram às meias-finais do Mundial, aliás 1 ou 2 (25 a 50%) dessas equipas que ficaram no Top 4 do Euro, nem sequer se conseguem apurar para a fase final do Mundial seguinte.

WC-stats-01-graf5-meiasfinais

 

Abrindo um pouco mais o leque, e olhando às equipas que no Euro anterior passaram a fase de grupos (entrando no Top 8 da Europa), vemos que apenas entre 3 a 5 (38 a 63%) dessas equipas conseguiram também passar a fase de grupos do Mundial seguinte.

WC-stats-01-graf6-passargrupos

Desde o Mundial de 1998, que o continente Europeu é o mais representado na fase final do Campeonato do Mundo, ocupando 13 das 32 vagas (excepto no Mundial 2006 realizado na Alemanha onde apenas ocuparam 12 vagas). E analisando os últimos 3 pares de competições Euro → Mundial, concluímos que tem havido surpresas até na qualificação, e não podemos dizer que quem esteve presente na fase final do Euro terá mais probabilidade de estar presente na fase final do Mundial seguinte.

As equipas presentes na fase final do Euro representam entre 62% a 85% (8 a 11) das 13 equipas da Europa presentes na fase final do Mundial seguinte.

WC-stats-01-graf4v2

Deixem os vossos comentários

Partilhar "Correlação entra a classificação do Euro e a classificação do Mundial seguinte" via: